GUIA DO UTENTE





















 



 


 






  1. O utente tem direito a ser tratado com cortesia e no respeito pela dignidade humana.

  2. O utente tem direito a receber informações sobre a promoção da Saúde e cuidados preventivos, curativos, de reabilitação e terminais, apropriados ao seu estado de Saúde.

  3. O utente tem direito a não ser discriminado, nem na base do sexo, da raça ou etnia, da condição socio-económica, da religião, das suas opções políticas ou ideológicas, nem ainda da doença de que padecem.

  4. O utente tem direito ao respeito pelas suas convicções culturais, filosóficas e religiosas, desde que elas não comportem risco grave para a sua vida.

  5. O utente tem direito à confidencialidade de toda a informação clínica e elementos identificativos que lhe respeitam.

  6. O utente tem direito à privacidade na prestação de todo e qualquer acto médico.

  7. O utente tem direito a ser informado sobre a sua situação de Saúde e a aceder aos dados registados no seu processo clínico.

  8. O utente tem direito a dar ou recusar o seu consentimento explícito, antes de qualquer acto médico invasivo ou de participação em qualquer projecto de investigação ou ensaio clínico.

  9. O utente tem direito à prestação de cuidados continuados e a beneficiar do sistema de referência.

  10. O utente tem direito a ser informado acerca dos serviços de saúde existentes, suas competências e níveis de cuidados.

  11. O utente tem o direito de obter uma segunda opinião sobre a sua situação de saúde.

  12. O utente tem direito por si, ou por quem o represente, a apresentar sugestões e reclamações.

  13. O utente tem direito ao apoio familiar e as crianças têm direito a ser acompanhadas pelas suas mães ou avós.



















 


 


DEVERES DOS UTENTES:



  1. O utente tem o dever de zelar pelo seu estado de Saúde, de adoptar modos de vida saudáveis e de procurar cuidados preventivos.
  2. O utente tem o dever de fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias para obtenção de um correcto diagnóstico e adequado tratamento.
  3. O utente tem o dever de respeitar os direitos dos outros utentes.
  4. O utente tem o dever de colaborar com os profissionais de saúde, respeitando as indicações que lhe são recomendadas e, por si, livremente aceites.
  5. O utente tem o dever de respeitar as regras de funcionamento dos Serviços de Saúde.
  6. O utente tem o dever de utilizar os serviços de saúde de forma apropriada e de colaborar activamente na redução de gastos desnecessários.
  7. O utente tem o dever de denunciar cobranças ilícitas e outras formas de comportamentos incorrectos por parte de trabalhadores de Saúde.
  8.  O utente tem o dever de pagar taxas moderadoras dentro das suas    possibilidades económicas.



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